Marketing olfativo

O aroma certo para perfumar
a sua vida e os seus negócios.

Marketing olfativo é uma ferramenta de marketing que utiliza a aromatização de ambientes e de diferentes tipos de materiais para atrair através do olfato o interesse do consumidor.

Um estudo da Universidade Rockefeller (Nova York) revelou, em 1999, que o ser humano é capaz de se lembrar de 35% dos odores que sente, 5% do que vê, 2% do que ouvem e 1% daquilo que tocam. Além disso, a memória pode reter até 10.000 aromas distintos, ao passo que reconhece apenas 200 cores, de acordo com a pesquisa feita pelos cientistas Richard Axel e Linda Buck, vencedores do prêmio Nobel de medicina de 2004.
Comprovou-se também que uma empresa que tenha aroma próprio vende mais do que outra que não possui nenhuma fragrância específica.

“Isto acarreta uma diferenciação extraordinária para a marca. Trata-se de uma singularidade que a afeta de modo cabal. As associações estereotipadas são valiosas, fidelizam o cliente e, principalmente, engendram uma qualidade que é tesouro de toda marca”

Assim, o odor de um creme solar lembra as férias; a torta de maçã quente evoca uma reunião de família e uma fragrância de brisa marinha é sinônimo de liberdade. Contudo, 83% dos investimentos publicitários se concentram em mensagens que procuram seduzir os olhos e os ouvidos, deixando de conquistar os demais sentidos.

O marketing olfativo tem o objetivo de associar a marca, os produtos de determinada empresa a uma fragrância, em pesquisas realizadas notou-se que as fragrâncias modificam o comportamento do consumidor (Mundo do Marketing, 2006), por isso essa abordagem de marketing olfativo é interessante para as empresas que desejam associar sua marca a uma fragrância, um aroma característico.

O marketing olfativo pode ser um complemento para campanhas tradicionais de marketing, é possível harmonizar todo o ambiente, desde a ambientação física de uma loja até a fragrância que essa loja terá, e com isso atuar em todos os sentidos dos consumidores.

“Uma fragrância chama positivamente a atenção, causa uma boa impressão do local, reforça os atributos de um produto ou marca, dá uma assinatura olfativa a um empreendimento, a uma etiqueta ou a uma marca, cria uma atmosfera olfativa em conjunto com as cores, sons, texturas, etc.”

Os clientes podem sofrer um forte impacto ao inspirar aromas, visto que as moléculas afetam as frequências das ondas do hemisfério direito do cérebro, responsável pelas emoções.

No marketing olfativo os objetivos visam a conquista, consolidação e aumento da simpatia pela empresa ou produto.

Como resultado, todos memorizam o seu produto ligando-o às emoções agradáveis produzidas pelos efeitos do aroma. A eficiência de um anúncio acompanhado da aplicação de uma ação de marketing olfativo é praticamente imediata.